segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Mooca Bela Mooca

A HISTÓRIA

Os portugueses chegaram a São Vicente em 1532, já com o propósito de escalar a Serra do Mar, em busca do ouro dos Incas. Afinal já fazia 38 anos que estavam de posses das terras do Tratado de Tordesilhas, e com o passar dos anos de posse aprenderam com os índios sobre o Caminho de Peabiru, que ligava a então Capitania de São Vicente (litoral de São Paulo) à cidade de Cuzco, no Peru. A trilha estendia-se por aproximadamente três mil quilômetros e também cortava Paraná, Bolívia e Paraguai.

As tropas portuguesas só conseguiram vencer a disputa com os índios do planalto de Piratininga em fins de 1553 e conseguiram montar o Colégio dos Jesuítas em 25 de janeiro de 1554, e a base para ações mais arriscadas.

A atual Rua da Mooca formava a trilha indígina original, que serviu às tropas portuguesas e aos jesuítas para percorrer o caminho que levaria ao atual Páteo do Colégio, no alto da colina; posição estratégica para observar o movimento de tribos indíginas do centro da futura cidade.

Já na segunda metade do Século XIX, com o ciclo do café, São Paulo começa sua ascenção. Cria sua ferrovia São Paulo Railway para sua exportação e entra na Era Industrial, com uma crescente industrialização. Aí a população que nunca passara de 10 mil habitantes, dá sucessivos saltos de crescimento.

Aí aconteceu a crescente imigração, na maioria de italianos, depois espanhóis, portugueses, e do leste europeu (primeiro para a lavoura); vinham todos pela S.Paulo Railway, de Santos para S.Paulo, exatamente passando pelos bairros do Ipiranga, Sacomã, Mooca, Brás e Pari até chegar à Luz.

Este fato foi determinante para que 1500 indústrias tivessem se instalado na Mooca nesses 150 anos. Dentre elas, podemos destacar a Cia. Antarctica Paulista (ocupando a maior área), a Cia. União dos Refinadores, o Moinho Santo Antonio, o Cotonifício Rodolfo Crespi (1897), a São Paulo Alpargatas, as grandes montadoras americanas de automóveis – a Ford Company (1921) e a General Motors em 1925. A indústria textil foi muito forte no bairro, tendo a Fábrica de Tecidos Labor, a Tecelagem Matarazzo, Tecelagem 3 irmãos e muitas outras. Grandes gráficas.

Pelos Anos 40 do século passado, famílias abastadas se integraram à paisagem da Mooca, ocupando a Av. Paes de Barros com belas casas.

Pelos idos de 1985/95 começou a ter uma migração das grandes indústrias para outras cidades paulistas com incentivos fiscais, e o crescente interesse de grandes imobiliárias pelo solo da Mooca, com boa infra-estrutura e muito próximo do centro da cidade. Isso fez acontecer uma nova transformação, passando a ter uma característica mais comercial, e de serviços.

Fonte: http://www.bellapauliceia.com.br/exibeMateria.aspx?id=239

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